Visualizações a partir de maio 2010

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Minuta para eleição da coordenação de área

MINUTA DE PROJETO PARA ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO DE ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO UBERLÂNDIA – MG

Será apresentada em 07/12/2010 por Flávia Augusta Teixeira


É preciso dizer inicialmente que, o trabalho da coordenação do professor –coordenador André Luís Batista Martins foi notoriamente bem desenvolvido e nossa proposta permeará a continuidade de suas iniciativas, haja visto a nossa efetiva participação dentro da formação continuada e o acompanhamento dos cursos oferecidos em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, que só vieram enriquecer o aprimoramento individual dos profissionais da área da área de Língua Portuguesa e Literatura deste município.
Ainda se faz de suma importância, o engajamento e conscientização dos professores da área para a formação continuada. É necessário que o coordenador incentive de forma incisiva para que cada escola tenha seu coordenador de área, para que assim , a atuação seja mais efetiva e que consigamos com ainda mais sucesso, que as escolas do município consigam interligar os conteúdos curriculares de forma paralela as propostas que foram expostas dentro do projeto de formação dos professores.
Outro ponto que devemos tocar é a questão da quantidade de horas-aula oferecidas a cada coordenador, alterando-as de 3 hs para o quanto for possível, para que o professor também se sinta estimulado dentro do seu cargo a dinamizar as relações entre os colegas- professores, disponibilizando mais oportunidades de acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela escola.
A iniciação digital promovida pelo coordenador em 2009 e 2010 foi interessante e precisa ser promovida novamente . O curso foi básico, porém prático. Nós visualizamos a necessidade de oferecer novamente ,aos profissionais interessados, estes caminhos de atualização tão necessários à prática de ensino da Língua Portuguesa e tão discutidos dentro do III Seminário de Língua Portuguesa deste ano, no curso dos ministrantes Cleber e Ângela, “Avaliação e Novas Tecnologias.
A formação continuada em 2011 , a meu ver, ainda deverá oferecer um ambiente de motivação no ato de ensinar . Acredito que nós , profissionais da área , estamos sedentos por mecanismos de atuação que possam dinamizar nossa prática.
Ademais, suscintamente relato os pontos de continuidade que propomos para a os trabalhos em 2011 :

• Incentivar a coordenação de área junto às escolas ;
• Reivindicar aumento de carga horária para os coordenadores;
• Promover o 4º seminário de língua portuguesa e literatura do município; atentando para os trabalhos bem sucedidos em sala de aula;
• Dar continuidade a alimentação do blog da coordenação com informes, projetos , pesquisas, etc com divulgação ampla para a comunidade escolar;
• Manter intercâmbio com outras áreas;
• Dinamizar temas;
• Oferecer o 2º curso “Ferramentas Digitais na Educação” , atendendo às necessidades do professorado em sua iniciação digital;
• Manter a informação via e-mail para os profissionais sobre eventos, palestras, informes e outros;
• Dinamizar tema gerador dos trabalhos em 2011 com os professores, atendendo novas expectativas.
• Proporcionar momentos de discussão dos problemas exclusivos da nossa área.
• Dar continuidade a reformulação das diretrizes.
• Solicitar o curso de correção de redações com desconto para participantes da formação continuada. ( sugestão da prof. Iane).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário:

Navio Negreiro

O PONTO - Assista ponto a ponto . . .