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quarta-feira, 30 de junho de 2010

SOBRE A REUNIÃO COM OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ANÁLISE DAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE DO PNLD 2011

No dia primeiro de junho de 2010 (01/06/2010), a Coordenação de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino reuniu-se com os professores da área em duas etapas (manhã e tarde) para proceder à análise das coleções de livro didático aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) que as escolas públicas utilizarão entre 2011 a 2013.
É preciso enfatizar que o intuito da reunião foi o de subsidiar o processo de escolha que deverá ter lugar, de forma autônoma, no âmbito de cada unidade escolar. Lembramos que todos os professores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia foram chamados a participar desta atividade. A reunião visou amenizar o fato da maioria das escolas não ter, até a data da reunião, recebido do MEC o guia impresso e, tampouco, os exemplares destinados à análise das editoras.
Assim, foram impressos alguns exemplares do guia e várias cópias das resenhas de todas as 16 coleções. Antes da reunião, entramos em contato com as distribuidoras solicitando, no mínimo 2 exemplares de cada coleção aprovada. No que fomos atendidos por todos representantes, com exceção de três coleções. Duas devido ao desinteresse da própria distribuidora que estava focando em outras coleções aprovadas e uma cuja editora não conseguimos localizar nem com o auxilio da Internet.
A coordenação conduziu a reunião, em um primeiro momento, esclarecendo sobre os princípios que norteiam o programa e os critérios de análise utilizados pelo MEC que estão explicitados no Guia de Livros Didáticos 2011/ Português.
No segundo momento, os professores tiveram a oportunidade de analisar, com o guia e as resenhas, todas as coleções disponíveis. Tiveram, então, tempo para discutir a problemática da utilização do livro didático em sala de aula, bem como comparar e discutir as especificidades de cada coleção. Foi disponibilizado, também, a título de registro, um instrumental de análise, pautado nos cinco critérios do guia. A saber: (1) a natureza do material textual, (2) o trabalho com a leitura, (3) o trabalho com produção de textos, (4) trabalho com a linguagem oral e (5) trabalho com conhecimentos linguísticos. A dinâmica utilizada foi trabalhar em pequenos grupos e/ou individualmente e, depois, compartilhar a apreciação feita com todos.
Voltamos a enfatizar que, em nenhum momento, essas reuniões tiveram caráter deliberativo sobre as opções dos professores. Apenas oportunizamos o contato com as coleções, a discussão, a reflexão e o favorecimento de suportes para as futuras escolhas. Isto porque, em parte, é a função da coordenação, e em outra, porque muitas coleções não haviam chegando às escolas. Ressaltamos, ainda, a importância da participação dos presentes neste momento e a liberdade dos professores de cada escola, fazerem suas escolhas de forma democrática e transparente.
Informamos, também, que a coordenação disponibilizou um formulário eletrônico para que os professores, individualmente ou em grupo, opinem sobre as coleções . Trata de um formulário simples, no qual os professores preenchem os seguintes dados: nome(s); escola que atua; coleção adotada pela escola no PNLD anterior (2008), opinião sobre qual coleção deve ser indicada como primeira opção, limitações, qualidades e cuidados a serem tomados com relação à esta opção. Lembramos que este formulário consiste apenas de uma PESQUISA de opinião.
No momento atual, a coordenação considera fundamental que o processo de discussão ocorra no âmbito escolar, onde deve haver espaço para tanto. Logo, as escolhas devem ser direcionadas pelo conhecimento das Diretrizes de Língua Portuguesa do Município, do projeto político pedagógico que rege a escola, do conhecimento dos seus alunos e da realidade que cerca sua comunidade escolar.

ACESSE

Este documento – arquivo do Word
Guia PNLD 2011 – Português
Guia PNLD 2011 – Apresentação
Formulário de análise (sugestão) – arquivo do Word
Formulário eletrônico de pesquisa
FNDE

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Navio Negreiro

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