Visualizações a partir de maio 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA 2010 - inscrições abertas



COORDENAÇÃO GERAL DO PROGRAMA
Profª Dra Sônia Maria Santos e Profª Maria Adelina Cantalogo Silva

OBJETIVO
Contribuir, debater e buscar formas reais de melhorar a Qualidade do Ensino Público, propondo atividades de extensão e pesquisa, na perspectiva da Formação Continuada dos Profissionais que atuam na Educação Básica Pública.

PÚBLICO ALVO
Profissionais da educação que atuam na rede pública de ensino; graduandos da UFU; profissionais da educação que atuam na rede privada de ensino; outros.
CARGA HORÁRIA - 120 horas

•Seminário Coletivo do Programa – 20 horas
•Seminário de Abertura e Encerramento – 8 horas
•Atividades à Distância – 40 horas
•Atividades Específicas dos Cursos 52 horas

EIXO UM – LINGUAGENS E CULTURAS
Este eixo desenvolve há quatro anos um trabalho que visa conhecer e ampliar as diferentes linguagens - verbal, oral, corporal, musical, teatral, matemática, poética, visual, literária - e diferentes culturas – populares/científica - e também um pouco da indústria cultural. Com essas linguagens e culturas buscamos alternativas, quer dizer, procuramos, pesquisamos e criamos possibilidades práticas, reflexivas e interdisciplinares em ações educativas, priorizando a escola, mas também olhando a educação que permeia a sociedade.

CURSOS ESPECÍFICOS DO EIXO UM
  • Curso 1 Dança
  • Curso 2 História
  • Curso 3 Língua Portuguesa e Literatura
  • Curso 4 Pedagogos Curso 5 Literatura Anos Iniciais
  • Curso 6 Linguagens, Culturas e Interdisciplinaridade
  • Curso 7 Vivência em Dança
EIXO 2 – GÊNERO, RAÇA E ETNIA
(enfoque na implementação da Lei Federal 1063/2003)

Este eixo visa desenvolver cursos de formação continuada para os profissionais da educação básica da rede estadual e municipal de ensino da cidade de Uberlândia e região. Neste sentido, vem desenvolvendo ações envolvendo a temática de gênero, raça e etnia com enfoque nos dispositivos da lei federal 10.639/03 que obriga a Educação para as relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino de educação básica públicos e privados.

NÍVEL I= INICIANTES
NÍVEL II = AVANÇADO

EIXO 3 – SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Este eixo propõe discutir os problemas ambientais locais, regionais e mundiais, usando uma metodologia de ações teórico-práticas, que contribua efetivamente com a formação de "habitus" educativos para a preservação e conservação do meio em que vivemos, a partir de uma visão globalizada do tema, perpassando pelas diversas áreas do conhecimento e dentro das perspectivas da Agenda 21.

NÍVEL I= INICIANTES
NÍVEL II = AVANÇADO

EIXO 4 – DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO
Este eixo propõe a oferecer cursos que contemplem discussões no âmbito educacional pelo crivo da diversidade (humana/cultural), equidade (oportunidades) e inclusão (alunos com necessidades educacionais especiais/ digital). E também explorar recursos de ferramentas digitais que facilitem o trabalho no cotidiano escolar.

CURSOS ESPECÍFICOS DO EIXO QUATRO
  • Curso 1 Mídias e Matemática 6º ao 9º ano
  • Curso 2 Letramento Acadêmico-Cultural para a EJA Curso 3 Gestão Escolar e os Desafios Contemporâneos
  • Curso 4 Ferramentas Digitais na Educação



Ficha de Inscrição por Fax: 34- 3239-4845
Ficha de Inscrição impressa, disponibilizada na PROEX
(Situada à Av. João Naves de Ávila, 2121 - Santa Mônica), nas secretarias municipais de educação, superintendências regionais de ensino das cidades de abrangência do programa e nas licenciaturas da UFU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário:

Navio Negreiro

O PONTO - Assista ponto a ponto . . .