Visualizações a partir de maio 2010

sexta-feira, 9 de maio de 2008

PROJETO "ESCREVA!"

Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho
Projeto da área de Língua Portuguesa e Literatura, da E.M. Prof. Mário Godoy Castanho para o ano de 2008, elaborado pela Coordenadora da escola Iane Aparecida de Medeiros e pelos demais professores: Cleonice Ferreira Vilarinho, Dilma Luci Xavier, Maria de Fátima Oliveira e Valdinei Moreira Borges.


Objetivo geral:


Organizar um “Livro do Aluno”, resultado de um concurso de poemas realizado em toda a escola.


Justificativa:


A realização de um concurso de poesia estimula a escrita e os valores implicados no ato de escrever, como a socialização, a criatividade, o auto-conhecimento e a capacidade de reflexão e de expressão. A coletânea dessa produção num livro faz com que os resultados desse trabalho possam ser compartilhados com a comunidade na qual a Escola está inserida. Desenvolvimento:
O concurso de poesia será realizado com a ajuda de grandes poetas. Trechos de seus versos serão tomados como epígrafes para os textos dos alunos. Os professores sensibilizarão os alunos quanto aos temas:
Escola
Solidariedade
Companheirismo
Respeito
Esperança
Vida
Amor

O aluno escolherá o tema que mais lhe agrade, escreverá sobre o mesmo quando se sentir inspirado e o entregará até o dia 27 de março. O professor responsável selecionará as melhores produções das turmas e as levarão à Comissão Julgadora ( professores de Português , Supervisores e Orientadores). Os alunos da escola que ainda não dominam a escrita poderão criar ilustrações coerentes com os temas propostos. Além deles, alguns alunos, sob a orientação do professor de Artes, também participarão do processo de seleção das ilustrações para a capa da coletânea. Os poemas e ilustrações selecionados farão parte do livro que será lançado em junho, numa manhã de autógrafos e recital. Todos os alunos envolvidos e um convidado participarão do evento.
Recursos Humanos:
_ Professores de Língua Portuguesa, Artes, OPV, do 1º ao 5º ano e do Ensino Alternativo.
_ Equipe administrativa e pedagógica
_ Discentes.
_ Poetas da cidade .
Recursos Materiais:
_ Poemas de Manuel Bandeira, José Paulo Paes, Cecília Meireles, Cecília Bueno dos Reis Amoroso, Ulisses Tavares, Elias José, dentre outros.
_ Data Show
_ Laboratório de informática
_ Revistas e jornais
_ Cartolinas, pincéis, lápis de cor, tesoura e cola.
_ Murais de poemas.
Outros recursos:
Parceiros para viabilizar a impressão do livro, resultado final deste projeto.
Cronograma:
As atividades terão início a partir de 25 de fevereiro do presente ano ( 2008 ) . Os poemas e ilustrações serão entregues do dia 1º ao dia 27 de março aos professores responsáveis. A comissão julgadora selecionará os melhores trabalhos a partir de 28 de março até 15 de abril. A culminância será em junho (data a ser escolhida) com o lançamento do livro.
Avaliação:
A avaliação dos poemas será feita por uma Comissão julgadora composta pelos professores de Português, supervisoras e orientadoras. Para o julgamento dos poemas serão observados os seguintes quesitos: Originalidade Adequação com o tema proposto Estilo literário : poema Criatividade
Uberlândia, 23 de fevereiro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário:

Navio Negreiro

O PONTO - Assista ponto a ponto . . .